top of page
  • Foto do escritorEquipe TBW

O que é Bioimpedância ?




A bioimpedância é uma técnica usada para medir a impedância elétrica do corpo humano. Basicamente, ela envolve a passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo e a medição da resistência que o corpo oferece a essa corrente elétrica. Com base nessa resistência, é possível calcular a composição corporal, incluindo a quantidade de gordura, músculo, água e outros componentes.

O nível de hidratação é extremamente importante ao se fazer o teste de bioimpedância porque a água é um dos principais condutores de eletricidade no corpo humano. Como a bioimpedância mede a impedância elétrica do corpo, a quantidade de água presente nos tecidos corporais pode afetar significativamente os resultados.

Quando uma pessoa está desidratada, há uma redução na quantidade de água nos tecidos do corpo, o que pode aumentar a resistência elétrica subestimando a quantidade de massa magra, uma vez que a água é um componente importante dos músculos, e superestimando a quantidade de gordura corporal.

Por outro lado, quando uma pessoa está super-hidratada, pode haver uma quantidade excessiva de água nos tecidos, o que pode subestimar a gordura corporal e superestimar a quantidade de massa magra.

Para se ter uma medida precisa da composição corporal é necessário utilizar equipamentos que no mínimo leem resistência (R) e reatância (Xc).

Resistência (R): Refere-se à oposição do corpo à passagem da corrente elétrica. Ela está relacionada à quantidade de água presente nos tecidos do corpo.

Reatância (Xc): Refere-se à capacidade dos tecidos do corpo de armazenar e liberar energia durante a passagem da corrente elétrica, está relacionada à quantidade e à qualidade das membranas celulares.

O preparo para fazer o teste de bioimpedância pode variar dependendo das instruções fornecidas pelo profissional de saúde de acordo com o equipamento utilizado.

É importante lembrar que a bioimpedância fornece uma leitura pontual da composição corporal e que os resultados podem variar de acordo com diversos fatores, por isso é de extrema importância monitorar a hidratação e seguir as orientações do profissional de saúde.

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page